Azul (AZUL4) reporta alta de 27% no tráfego de passageiros em 2022

Tráfego de passageiros consolidado (RPKs) caiu 0,1% em dezembro de 2022, frente a um aumento de 6,7% da capacidade (ASKs)

Felipe Moreira

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Publicidade

A companhia aérea Azul (AZUL4) registrou alta de 27% no tráfego consolidado de passageiros (RPKs) de 2022 na comparação com o ano de 2021, conforme prévia operacional publicada nesta segunda-feira (9).

Já a capacidade (ASKs) registrou aumento de 26,1% na base anual, resultando em uma taxa de ocupação de 79,7%, uma elevação de 0,5 ponto percentual.

No mercado doméstico, a Azul registrou um aumento de 13,2% no tráfego de passageiros no acumulado de 2022.

A capacidade (ASKs) foi 14,4% maior no ano passado, resultando em uma taxa de ocupação de 78,9%, uma retração de 0,9 ponto percentual (p.p.) frente a 2021.

No mercado internacional, a companhia apresentou uma elevação de 255,4% no tráfego de passageiros no ano de 2022.

A capacidade cresceu 197,7% em 2022 e a taxa de ocupação foi de 84,4%, elevação de 13,7 p.p. na comparação com 2021.

Continua depois da publicidade

O tráfego de passageiros consolidado (RPKs) de dezembro de 2022, por sua vez, caiu 0,1% em relação a dezembro de 2021, frente a um aumento de 6,7% da capacidade (ASKs), resultando em uma taxa de ocupação de 77,6%.

“A Azul foi a companhia aérea mais pontual do mundo em 2022, enquanto a demanda por nossos produtos e serviços permaneceu extremamente forte. Encerramos o ano com tarifas e RASK recordes, e estamos ainda mais entusiasmados com as oportunidades à nossa frente ao entrarmos no ano de 2023”, diz John Rodgerson, CEO da Azul.