Em busca por receita, Musk afirma que vai restabelecer contas suspensas e selo de verificação no Twitter

Relançamento do serviçodeve ajudar o Twitter a aumentar a receita em um momento em que Musk tenta reter anunciantes

Equipe InfoMoney

Ilustração com foto de Elon Musk , logotipos do Twitter e notas de dólares norte-americanos,  01/08/2022. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration
Ilustração com foto de Elon Musk , logotipos do Twitter e notas de dólares norte-americanos, 01/08/2022. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

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Elon Musk disse que restabeleceria contas suspensas no Twitter, trazendo de volta usuários que anteriormente haviam sido banidos por postar discurso de ódio, incitar a violência ou se envolver em outro comportamento que violasse suas políticas. As contas devem ser reestabelecidas a partir da semana que vem, quando o serviço de verificação por cores também será implementado.

De acordo com o bilionário, a anistia começaria na próxima semana, desde que as contas não “violassem a lei ou se envolvessem em spam flagrante”. Ele tomou a decisão após consultar os usuários da plataforma. “Vox Populi, Vox Dei”, ele twittou, uma frase latina que significa que a voz do povo é a voz de Deus.

Desde que ele assumiu o Twitter, a rede social restabeleceu várias contas importantes, incluindo as pertencentes ao ex-presidente Donald Trump, ao rapper Kanye West e à comediante Kathy Griffin. No entanto, Musk também twittou recentemente que não iria restabelecer a conta do teórico da conspiração Alex Jones. Não ficou claro quantas outras contas seriam restabelecidas.

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O bilionário que também é dono da Tesla se descreveu como um absolutista da liberdade de expressão e disse que o Twitter geralmente deveria intervir apenas para cumprir as leis locais.

Já o selo de verificação deve voltar na próxima sexta-feira com cores diferentes para indivíduos (azul), empresas (ouro) e governos (cinza), depois que um lançamento inicial mal feito levou a um aumento de usuários que se passam por celebridades e marcas na plataforma.

“Doloroso, mas necessário”, disse ele, acrescentando que as contas verificadas serão autenticadas manualmente antes que uma verificação seja ativada.

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O serviço, ao custo de 8 dólares por mês, permitirá que os indivíduos tenham um logotipo menor e secundário de suas organizações, se verificado por eles, disse Musk em outro tuíte nesta sexta-feira que prometeu uma “explicação mais longa na próxima semana.”

Busca por receita

A plataforma de mídia social adiou na segunda-feira o relançamento do serviço, que deve ajudar o Twitter a aumentar a receita em um momento em que Musk tenta reter anunciantes depois de comprar a empresa no mês passado por US$ 44 bilhões.

O serviço de assinatura, que foi denominado por Musk como um “grande nivelador”, foi interrompido em 11 de novembro quando as contas falsas cresceram rapidamente, fingindo ser o próprio Musk e a Tesla, e geraram prejuízos quando um usuário fingindo ser a farmacêutica Eli Lilly tuítou que a insulina seria gratuita, provocando uma queda nas ações da empresa.

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A turbulência levou várias empresas, incluindo General Motors e United Airlines, a pausar ou retirar anúncios na plataforma. O crescimento de usuários no Twitter, no entanto, está nas máximas históricas, de acordo com Musk.

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)