Conteúdo editorial apoiado por

Análise gráfica aponta que Ibovespa pode buscar novo topo nos 121 mil pontos

Para analista, Ibovespa inverterá tendência de lateralização caso rompa e se mantenha acima dos 121 mil pontos, buscando os 130 mil pontos

Rodrigo Petry

Publicidade

No primeiro pregão após as eleições, o Ibovespa dispara mais de 4%, rompendo os 115 mil pontos, o que deve abrir espaço para novas altas da bolsa brasileira, segundo aponta a análise gráfica da bolsa.

“O IBOV testa a máxima, acima dos 114 mil pontos [durante a abertura dos negócios], e a expectativa é que teste o próximo topo, na região dos 121 mil pontos”, disse Pam Semezzato, analista técnica da Clear Corretora, durante o InfoMorning especial Eleições 2022.

Conforme ela, caso busque o novo topo, o Ibovespa retornaria ao nível visto em dezembro do ano passado, deixando para trás toda a queda registrada neste ano.

Análise Gráfica. Ibovespa últimos 12 meses.

Ibovespa em lateralização

Entretanto, como a analista reforça, o IBOV ainda está em movimento de lateralização. “Desde que rompeu o topo anterior de 2020 [após o pior momento da bolsa com a pandemia], o IBOV não conseguiu se manter acima desse ponto”, disse.

“Graficamente falando, isso é um ponto de indecisão. Os compradores não conseguiram manter o preço lá em cima, mas os vendedores também não conseguiram derrubar demais”, acrescentou, em referência ao fundo na região dos 95 mil pontos.

Análise Gráfica. Ibovespa 2019 a 2022

Acima dos 121 mil ou 130 mil pontos

Para Pam Semezzato, o Ibovespa se manteria na região de lateralização até romper e se manter acima dos 121 mil pontos, ou buscando os 130 mil. “Daí poderíamos falar em uma retomada da tendência de alta”, disse, em referência à análise gráfica com o gráfico semanal.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, quando se avalia o gráfico diário, para operações de day trade, ela avaliou que podem surgir boas oportunidades de compra.

“Mas falando de um movimento maior [de tendência de alta] ainda precisam essas confirmações [de novos topos]”, acrescentou.

Fluxo de recursos

Sobre o fluxo de recursos para a bolsa, ela ressaltou que há um movimento maior comprador, do que vendedor, com volume acima da média, confirmando a tendência de alta do Ibovespa.

Rodrigo Petry

Coordenador de Projetos Editoriais. Atuou como editor de mercados e investimentos no InfoMoney, liderando o Ao Vivo da Bolsa e o IM Trader. Antes, foi editor-chefe do portal euqueroinvestir, repórter do Broadcast (Grupo Estado) e revista Capital Aberto. Também foi Gestor de Relações com a Mídia do ex-Grupo Máquina e assessor parlamentar.