Criptomoeda do ecossistema Terra dispara 20% após nova regra de “queima”

A comunidade quer reviver o token da problemática blockchain, responsável por derrubar o mercado cripto neste ano

CoinDesk

Publicidade

O Luna Classic (LUNC), token nativo da problemática blockchain Terra, valorizou 22% nas últimas 24 horas e dobrou seu preço em uma semana, segundo dados da plataforma de inteligência cripto Messari.

O motivo para a alta é uma nova medida prestes a ser implementada no projeto, que implodiu dramaticamente em maio deste ano, levando junto parte do mercado de criptomoedas.

A novidade é um regime de “queima de impostos” que visa reduzir a oferta hiperinflada do token. A comunidade também aprovou uma proposta que introduz uma taxa de imposto de 1,2% em todas as transações na rede.

De acordo com a proposta, o “imposto” será enviado automaticamente para uma carteira de criptomoedas para destruir (queimar) os tokens e reduzir gradualmente o estoque circulante do LUNC.

A taxa deve entrar em vigor em 20 de setembro, de acordo com um comunicado da Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo em volume.

A tarifa não pode ser aplicada na negociação do token em exchanges centralizadas, como apontou um membro do fórum de governança do Terra. Algumas corretoras como a MEXC, por exemplo, adotarão voluntariamente a novidade.

Continua depois da publicidade

A Binance também anunciou nesta quinta-feira (8) que adicionará a negociação de LUNC contra o USDT da Tether à sua lista de pares de negociação a partir desta sexta-feira (9).

No entanto, o aumento de preço pode ter vida curta, pois é improvável que o novo parâmetro de taxa atraia novos investidores para a blockchain, de acordo com Edward Moya, analista de mercado sênior da Oanda.

“Ainda continua sendo um período difícil para as criptomoedas em geral e os investidores ainda têm um gosto ruim da Terra na boca após o colapso no início do ano”, disse ele ao CoinDesk.

Continua depois da publicidade

Howard Greenberg, educador de criptomoedas da Prosper Trading Academy, disse que “esse é um jogo de especulação total e basicamente transforma o LUNC em uma memecoin neste momento”.

“Será uma negociação muito volátil, e se alguém optar por entrar na negociação, eu garantiria que você tenha um plano de saída tanto para baixo quanto para cima.”

A implosão multibilionária do projeto em maio foi o epicentro da atual crise de criptomoedas e levou à insolvência de vários credores cripto e empresas de investimento.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Na época, a stablecoin algorítmica da rede, a TerraUSD (UST), agora nomeada de USTC, perdeu sua indexação ao dólar e enviou o LUNC, que deveria estabilizar a stablecoin, para uma hiperinflação.

A oferta atual de LUNC é de quase 7 trilhões de tokens e, mesmo levando em consideração a nova queima, não mudará significativamente os fundamentos da moeda.

Continua depois da publicidade

A maioria dos desenvolvedores e investidores deixou a rede. Aqueles que decidiram ficar criaram uma duplicata da blockchain Terra como parte de uma tentativa de ter um novo começo para o ecossistema. A antiga rede ainda permaneceu funcional e foi renomeada para Terra Classic, hospedando a stablecoin USTC e seu token irmão LUNC.

Apesar da alta diária, o LUNC vale menos de um centavo (US$ 0,00052 para ser preciso) e caiu mais de 99,99% desde o início do ano.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil