Vitalik Buterin minimiza impacto de bifurcação do Ethereum após a Fusão

Blockchain planeja mudar para um mecanismo de prova de participação (PoS) no próximo mês, ficando mais barata, rápida e ecológica

CoinDesk

Publicidade

O cofundador da rede Ethereum (ETH), Vitalik Buterin, minimizou o impacto de qualquer hard forks (mudanças radicias) na blockchain após a atualização “Merge” (“Fusão”, em português) da rede, esperada para setembro.

Durante o evento de desenvolvedores ETHSeoul na Coreia do Sul, no fim de semana, Buterin disse não esperar que o Ethereum seja “realmente prejudicado por outra bifurcação”.

No hard fork há uma bifurcação mais drástica, podendo gerar uma versão completamente nova, separando-a em duas moedas diferentes e independentes uma da outra, caso do Ethereum e do Ethereum Classic.

A blockchain planeja mudar para um mecanismo de prova de participação (PoS) no próximo mês, em um movimento que os desenvolvedores dizem que a tornará mais barata, rápida e ecológica.

A mudança de um sistema de prova de trabalho (PoW) encerrará um fluxo de renda para os mineradores de Ethereum, que são recompensados com tokens ETH por seus esforços. As mineradoras produziram mais de US$ 620 milhões em Ethereum somente em julho.

O fundador da Tron, Justin Sun, emergiu como um dos investidores mais proeminentes que apoia um hard fork para manter o dinheiro fluindo.

Continua depois da publicidade

Buterin disse que os defensores do design de consenso do PoW mudaram para o Ethereum Classic (ETC) quando essa rede começou em 2016, porque era conhecido na época que o Ethereum acabaria mudando para a prova de participação (PoS), enquanto o Ethereum Classic não.

Leia mais:
Ethereum Classic já disparou 130% com anúncio de atualização do ETH; o que esperar agora segundo analistas?

“Acho que o Ethereum Classic já tem uma comunidade e um produto superiores para pessoas com esses valores e preferências de prova de trabalho”, disse. “Praticamente todos” no ecossistema Ethereum apoiam a mudança para a validação de prova de participação.

Continua depois da publicidade

Alguns mineradores chineses como Chandler Guo propuseram um hard fork para que, mesmo que o Ethereum sofra a Fusão e seja validado por stakers, os mineradores possam continuar apoiando uma versão PoW recém-separada da cadeia. Sun, da Tron, comprometeu uma parte de seus milhões de ETH para o desenvolvimento da chamada rede EthereumPoW.

A exchange Poloniex de Sun já listou futuros de ETHW, um produto que permite que os traders apostem nos preços do token emitido para os detentores de Ethereum após a criação da rede EthereumPoW.

A exchange de futuros BitMex também listou hoje os futuros da ETHW, quase uma semana depois de publicar um relatório sobre como os traders podem aproveitar a reação do mercado após a emissão dos tokens.

Continua depois da publicidade

“Independentemente do que aconteça, espero que não leve as pessoas a perderem dinheiro”, disse Buterin. “Algumas pessoas de fora só querem ganhar dinheiro rápido. Por isso não espero que haja uma adoção de longo prazo”, completou.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil