Publicidade
O que é melhor no plano de carreira: liderar ou ser liderado? Depende. Embora seja certa a ideia de crescimento na sua carreira, mais importante ainda é entender como crescer, ou seja, saber qual a sua zona de genialidade.
Afinal, você pode ser um excelente player, mas isso não significa que você será um bom líder. A liderança exige diferentes skills, que vão além de se destacar em um trabalho específico que muitas vezes exige que você seja mais planejador do que executor.
Por isso, além de querer crescer, você precisa entender como vai crescer, qual a sua zona de genialidade, e onde você quer chegar com ela. Esses são só alguns exemplos que te permitem entender se você é melhor como líder ou como liderado. Vou te explicar melhor por que.
Continua depois da publicidade
Liderar ou ser liderado? Depende da sua zona de genialidade
Vamos usar o exemplo do Cristiano Ronaldo. Ele é um mega player e ganha muito mais que o seu técnico. Sabe por quê? Porque ele está na zona de genialidade dele. Quando você está construindo sua carreira é nisso que você tem que pensar:
“Onde é a minha zona de genialidade?”, “Em que função e posição eu brilho mais?”.
Quando você descobrir isso, é só seguir o jogo, fazendo o seu melhor. Pode ser que você seja um excelente treinador, pode ser que não. Talvez ser o capitão do time seja a missão perfeita para as suas skills, mas talvez não.
Continua depois da publicidade
Você pode querer ser o jogador caro da sua equipe ou da empresa, mas talvez tenha skills para ser o capitão do time. Não importa qual seja a sua zona de genialidade, o importante é identificar isso rápido.
Afinal, além de permitir que você entenda como se desenvolver melhor dentro do que você faz, também será possível alinhar expectativas, evitando frustrações e entendendo rapidamente quais caminhos seguir a partir desse entendimento.
Como entendemos isso na prática?
Essa mentalidade de busca pela liderança e por cargos mais elevados é algo que desconstruímos na V4. E isso tem gerado ótimos resultados, porque cada um atua onde brilha mais – e nada é permanente.
Continua depois da publicidade
Ninguém “É” determinada função. Todo mundo “Está” em determinada função. Entende a diferença? É como se fossem mandatos. A prova disso está até na forma em que agimos no dia a dia dentro da empresa. Não temos salas e nem lugares fixos para os mandatos de liderança, nem nossos colaboradores. Todos compartilham do mesmo espaço e objetivo.
Assim, buscamos provar que a questão de liderança está atrelada a fatores que as pessoas nesses mandatos desempenham melhor naquele determinado momento. Isso não quer dizer que nossos players são menos importantes. Muito pelo contrário, são eles que garantem entregas de qualidade que fazem da V4 Company a maior assessoria de marketing digital do país.
Eu, por exemplo, estou na função de CEO até que eu precise alçar voos mais relevantes para o crescimento da empresa e alguém esteja apto a assumir o meu mandato. Até lá, busco liderar meu time e ser liderado por ele todos os dias, fazendo com que todos entendam esse conceito.
Continua depois da publicidade
Afinal, quando você está na função certa, tanto para você mesmo, quanto para o negócio, o céu é o limite.
You must be logged in to post a comment.