O último ano nos mostrou uma quantidade recorde de dinheiro para startups, tanto mundialmente quanto apenas no Brasil. Mesmo com uma prevista desaceleração neste ano, não devemos regredir para os números dos primeiros anos do nosso ecossistema de startups. Gestoras de capital de risco (venture capital) continuam com um mandato para colocar o dinheiro que captaram em negócios escaláveis, inovadores e tecnológicos ao longo dos próximos anos.
Apesar de suas grandes cifras, o mercado de investimento em startups continua sendo desconhecido para boa parte dos empreendedores e investidores. Pensando nisso, o Do Zero ao Topo, marca de empreendedorismo do InfoMoney, criou um e-book que decifra o investimento em startups.
Vamos começar falando sobre o que é o capital de risco, e revelar como atuam as gestoras de ativos nessa classe de investimentos. Depois, vamos ver quais startups que procuram aportes dessas gestoras, e como essas gestoras definem sua tese de investimentos e escolhem em quais dessas startups injetar capital.
Por fim, refletiremos sobre os pontos mais importantes do contrato de investimento, incluindo a avaliação de mercado da startup (valuation), e sobre como as gestoras administram seu portfólio depois de os investimos serem fechados.
Sobre o Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio. O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar; David Neeleman, fundador da Azul; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário; Sebastião Bonfim, criador da Centauro; e Edgard Corona, da rede Smart Fit.