Em Davos, líderes da América Latina dizem que suas economias seguem atraentes

Apesar dos desafios, as nações têm encorajado investimentos estrangeiros, como destacou o presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves Robles

Estadão Conteúdo

Bandeiras de países da América Latina (Foto: Shutterstock)
Bandeiras de países da América Latina (Foto: Shutterstock)

Publicidade

A América Latina lida com os riscos econômicos e sociais de preço crescentes de alimentos e energia e uma crise migratória, disseram líderes da região durante painel no Fórum Econômico Mundial. No entanto, em Davos, presidentes latino-americanos se mostraram confiantes de que suas economias permanecem atraentes.

Mesmo com o crescimento econômico vivido nos últimos anos, diversos países da região estão diante de um cenário incerto, com as implicações combinadas da pandemia, gargalos de oferta e choques de preços ligados à guerra da Rússia na Ucrânia.

Apesar dos desafios, as nações têm encorajado investimentos estrangeiros, como destacou o presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves Robles, ao dizer que estenderia um tapete vermelho para receber investidores do exterior.

Quanto você precisa para viver de Dividendos?

Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.

Quanto às migrações internas, o presidente colombiano, Ivan Duque, frisou que não é possível ser indiferente a essa “tragédia humanitária”.

A Colômbia já recebeu quase 2 milhões de venezuelanos nos anos mais recentes. Mais de 1 milhão deles deve receber um cartão temporário para regularizar sua situação no país, anunciou Duque.

Para diversos países, o debate da sustentabilidade climática e ambiental tem ganhado forças.

Continua depois da publicidade

Na República Dominicana, por exemplo, estuda-se ampliar e diversificar o turismo para além das praias, de forma que o setor que representa uma parte importante do Produto Interno Bruto e emprega quase 20% da população permaneça resiliente frente a intensificação das mudanças climáticas.

Os líderes também disseram estar investindo em preparação para transformações digitais e verdes. A Costa Rica busca melhorar a eficácia de seus investimentos em educação, enquanto o Peru promove inclusão social com serviços às comunidades rurais, de acordo com os líderes no painel.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.