Publicidade
Mais da metade dos brasileiros (63%) teve perda total ou parcial de renda. A informação consta no estudo Raio X do Investidor Brasileiro, da Anbima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.
A pesquisa, publicada essa semana, ainda aponta que 16% dos entrevistados perderam o emprego e outras 25% declararam que alguém da sua residência passou por um desligamento ao longo de 2021.
Para lidar com os imprevistos, 54% das pessoas precisaram de dinheiro para alguma emergência e a saída foi resgatar parte dos investimentos, pedir empréstimo e fazer uso do rotativo do cartão de crédito ou cheque especial ou se desfazer de algum bem.
Com a crise, em 2021, menos de um terço dos brasileiros (27%) conseguiu economizar.
Entre aqueles que conseguiram poupar, a estratégia mais utilizada, por 44% dos respondentes, foi diminuir gastos ou deixar de sair. Em segundo lugar, ficou evitar compras desnecessárias (21%) e, em terceiro, controlar as despesas (18%).
O destino do dinheiro poupado também variou bastante: foi de aplicação em produtos financeiros (38%), passou por deixar o dinheiro no colchão (7%) até quitar dívidas (4%).
Continua depois da publicidade
Projeções para 2022
A pesquisa identificou que a maioria dos brasileiros (59%) têm a expectativa de uma melhora no cenário econômico este ano. As classes D e E são as mais otimistas: 62% das pessoas desse grupo acreditam na melhora do ambiente econômico.
You must be logged in to post a comment.