Publicidade
Ao fazer a declaração de Imposto de Renda, o contribuinte precisa informar os dados de uma conta bancária (corrente, poupança ou de pagamento) para que os valores da restituição, se existirem, sejam depositados.
Além da conta bancária em si, os contribuintes podem também receber valores a partir da chave Pix CPF. Inclusive, a partir da declaração de 2023 (ano-base 2022), a escolha pelo pagamento da restituição via Pix é um dos critérios de prioridade para o recebimento da restituição, após as prioridades legais.
Fabiana Madeira, analista tributária da MAG Seguros, afirma que muitos contribuintes têm problemas no recebimento da restituição por erros na hora de informar a conta bancária à Receita Federal.
Continua depois da publicidade
“É muito comum os contribuintes errarem os dados da conta bancária para receberem a restituição. Acontece por erro de digitação. E o maior problema é que, geralmente, a pessoa só percebe quando a restituição não cai na conta”, diz a especialista.
O contribuinte pode também querer trocar essa informação porque mudou de banco ou mesmo por praticidade.
A boa notícia é: alterações de dados sobre a conta bancária são possíveis.
Continua depois da publicidade
Como alterar a conta?
O primeiro passo é consultar a situação da restituição. A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal ou pelo celular, no app Meu Imposto de Renda.
O contribuinte pode se deparar com algumas situações:
Se a situação da restituição estiver como ‘Enviada para o banco, mas não creditada’, provavelmente foi informada uma conta inválida. Neste caso, é preciso reagendar o pagamento ligando para o Banco do Brasil (telefone 4004-0001 capitais ou 0800-729-0001 demais locais) e informar uma conta válida que pertença ao CPF do titular da declaração.
Continua depois da publicidade
Já se a situação da restituição estiver como ‘em fila de espera’, ‘em processamento’ ou ‘em análise’, é possível alterar a conta pelo e-CAC, entrando em Meu Imposto de Renda e acessando o serviço “Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição”.
Vale lembrar que para fazer isso é necessário ter uma conta gov.br com nível prata ou ouro.
Outra opção é enviar uma declaração retificadora, alterando os dados bancários. Como retificar o Imposto de Renda? Veja 8 respostas para quem precisa corrigir erros na declaração.
Continua depois da publicidade
Veja o video: