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SÃO PAULO – O número de queixas contra os bancos diminuiu 14,47% no mês passado, frente a outubro, revela o “Ranking de Instituições mais Reclamadas”, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (15). Novamente, o atendimento liderou as reclamações.
Considerando as dez instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, o total de reclamações atingiu 2.725 casos em novembro, contra 3.186 um mês antes.
HSBC lidera
No décimo mês deste ano, a liderança do ranking ficou com o HSBC, cujo índice de reclamações foi de 8,69 a cada 100 mil pessoas.
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Na seqüência, vieram Banco IBI, Santander, ABN Amro e Bradesco. Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de novembro de 2007, outubro e novembro de 2008, para os cinco primeiros colocados, e a principal reclamação:
Instituição | Índice Novembro 2007 | Índice Outubro 2008 | Índice Novembro 2008 | Principal reclamação |
HSBC | – | 9,13 | 8,69 | Atendimento (21,17%) |
IBI | – | – | 7,97 | Atendimento (34,78%) |
Santander | 4,89 | 3,70 | 3,14 | Atendimento (26,96%) |
ABN Amro | 6,69 | 3,44 | 3,01 | Atendimento (24,36%) |
Bradesco | – | – | 2,56 | Fornecimento de Documentos (26,16%) |
(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Fonte: Banco Central
BC tem autoridade para punir
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.
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As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.
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