São Paulo possui parcerias com japoneses para obras no estado

Banco japonês foi responsável por 75% do investimento nas obras de rebaixamento da calha do rio Tietê

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – São Paulo concentra o maior número de imigrantes japoneses e seus descendentes. Estima-se que atualmente haja 1,3 milhão de nikkeis no estado, sendo que no Brasil todo vivem cerca de 2 milhões de japoneses e descendentes.

Por conta disso, o Japão e o governo paulista possuem diversas parcerias, como a ação de recuperação ambiental da Região Metropolitana da Baixada Santista e o rebaixamento da calha do Rio Tietê.

Investimentos

Somente o programa de Recuperação Ambiental na Baixada Santista prevê um investimento de R$ 1,23 bilhão em ações como coleta e tratamento de esgotos e melhora dos sistemas de abastecimento de água.

Os recursos serão financiados pelo JBIC (Japan Bank for International Cooperation) e irão beneficiar nove cidades da região.

Já no aprofundamento da calha do Rio Tietê, o JBIC financiou 75% do programa, que aumentou em 60% a vazão do rio e contribuiu para evitar enchentes.

Presença japonesa

Além da Grande São Paulo, as cidades de Atibaia, Mogi das Cruzes, Suzano, Bastos, Marília, Lins, Registro, Araçatuba, Presidente Prudente e Pereira Barreto também possuem uma população significativa de japoneses e descendentes.

Continua depois da publicidade

Os imigrantes do país asiático foram os que tiveram a melhor e mais rápida ascensão sócio-econômica. Atualmente, as principais universidade de São Paulo têm um número significativo de pesquisadores e cientistas descendentes de japoneses.