Publicidade
(Bloomberg) – Amazon.com, Meta Platforms, Pinterest, Twitter e vários meios de comunicação cancelaram planos de participar da conferência anual de tecnologia CES em Las Vegas, em resposta ao aumento de casos de Covid-19 no mundo todo.
O evento, organizado pela Consumer Technology Association (CTA), ainda está programado para o início de janeiro. Mas a tentativa de voltar ao normal depois da conferência online deste ano foi frustrada pela variante ômicron do coronavírus.
“Devido ao aumento de casos da Covid em todo o país na última semana, decidimos cancelar nossa presença na CES (Consumer Electronics Show) no mês que vem”, disse o Twitter em comunicado. “Continuaremos monitorando ativamente a situação no novo ano e encontraremos outras oportunidades para nos conectarmos com nossos clientes e parceiros.”
A Meta, ex-Facebook, fez coro a essas observações. “Em meio à grande cautela e cuidado com nossos funcionários, não iremos comparecer à CES presencialmente devido às crescentes questões de saúde pública relacionadas à Covid-19”, disse a Meta. A empresa estuda como poderia participar virtualmente.
A Amazon e a Ring, sua unidade de casa inteligente, fizeram o mesmo. A gigante de varejo e tecnologia disse que, “devido à situação em rápida mudança e à incerteza em torno da variante ômicron, não comparecemos presencialmente à CES”.
A T-Mobile US, uma das patrocinadoras da CES, disse na terça-feira que irá “limitar significativamente” a presença no evento. E o CEO da empresa, Mike Sievert, cancelou sua palestra na conferência, tanto presencialmente quanto online.
Continua depois da publicidade
“A grande maioria de nossa equipe não viajará para Las Vegas”, disse a operadora de telefonia móvel. A empresa “espera uma CES 2023 presencial, que esperamos inclua uma palestra no palco diante de um público ao vivo”.
O Pinterest, que planejava ter uma presença reduzida, decidiu cancelar sua participação. Como o Twitter, a empresa de rede social não fazia parte oficialmente do programa.
Mas várias grandes empresas seguem com planos para participar do evento, realizado há 54 anos e que normalmente atrai dezenas de milhares de pessoas, tendo já exibido produtos como videocassetes, DVDs e o Xbox da Microsoft.
Continua depois da publicidade
Sony e Alphabet, dona do Google, disseram à Bloomberg News que ainda pretendem comparecer, mas que estão monitorando as condições locais.
A Sony acrescentou que prepara uma versão digital de seus planos, que inclui um grande estande e uma entrevista coletiva. Por enquanto, a Qualcomm também planeja participar presencialmente.
Algumas empresas de tecnologia de menor porte, como a fabricante de smartphones OnePlus e a desenvolvedora de aparelhos de realidade virtual HTC Vive, disseram que também planejam comparecer ao evento. A Apple, que foi à CES há dois anos para um painel sobre privacidade, não tinha planos de participar da conferência de 2022.
Continua depois da publicidade
Várias publicações com foco em tecnologia como The Verge, Engadget, TechCrunch e CNET disseram que não planejam enviar repórteres a Las Vegas para cobrir a conferência.
No entanto, a CTA não tem planos de cancelar o evento presencial. O grupo destacou o número de empresas participantes, bem como seus protocolos de segurança atualizados, como testes diários opcionais para Covid-19.