Open Finance começa nesta quarta-feira (15)
Nesta quarta-feira (15) tem início a fase 4 do Open Banking e a fase 1 do Open Insurance. Juntas marcam o início do Open Finance, o sistema financeiro aberto.
Na prática, o que muda é que aos poucos os consumidores poderão compartilhar mais dados financeiros, como de seguros e de investimentos a fim de obter melhores condições em serviços e diversos produtos.
A fase 3 do Open Banking, que começou em outubro, foi marcada pela possibilidade dos consumidores (que já podiam compartilhar dados cadastrais desde a fase 2) poderem fazer transações utilizando o Pix.
A etapa 4 do Open Banking será a responsável por ampliar os produtos e serviços oferecidos aos clientes por meio do compartilhamento de dados sobre operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.
Em paralelo com o Open Banking, nesta quarta (15) também começa a fase 1 do Open Insurance, regulado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).
O objetivo do Open Insurance é promover um mercado de seguros aberto, no qual haja troca de informações entre seguradoras e outros participantes do setor, desde que sejam aprovados pela Susep.
Por sua vez, o Open Finance é um ecossistema completo e integrado, que permite o compartilhamento de dados financeiros e de informações do setor de seguros.
A ideia é que ele evolua para incluir outras informações, como o Open Investments, que permite ao cliente compartilhar dados de investimentos.
Para saber mais sobre Open Finance, confira a matéria completa no InfoMoney.