Publicidade
SÃO PAULO – É quase uma tradição nacional chegar ao caixa de um estabelecimento comercial, sacar o cartão e ouvir a pergunta: “Crédito ou débito?”. Não é para menos: ao final de 2020, o Brasil contava com 134 milhões de cartões de crédito ativos, 167 milhões de cartões de débito e outros 23,7 milhões de cartões pré-pagos, de acordo com as Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, divulgado pelo Banco Central.
Os cartões reinavam absolutos, como principal forma de pagamento no Brasil. Mas isso começou a mudar em novembro de 2020, com o lançamento do PIX, que completou seu primeiro ano de vida este mês com inovações como Pix Troco e um mecanismo para agilizar o ressarcimento dos usuários em casos de fraudes.
Embora os cartões de crédito e débito ainda estejam em primeiro lugar como forma de pagamento no Brasil, o celular tem começado a despontar como um dos principais meios de pagamento.
Na China, por exemplo, 84% das pessoas usou o celular para realizar pagamentos nos últimos 12 meses. Confira como as pessoas ao redor do mundo estão pagando suas contas no Gráfico da Semana, da IMpulso.
Para assinar a nova newsletter semanal gratuita do InfoMoney inscreva-se abaixo.
You must be logged in to post a comment.