Episódio 06: o superapp e o Magalu do futuro
No sexto episódio do Do Zero ao Topo SAGA Magalu, conheça os planos do Magalu para superar as concorrentes e se tornar o ecossistema digital do varejo brasileiro
No último dia 07 de julho, cinquenta feixes de luz azul iluminaram o Cristo Redentor. Aos pés do monumento, Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, celebrava a chegada da empresa ao estado do Rio de Janeiro. No dia seguinte, a companhia abriu 23 lojas. A promessa é chegar a 50 pontos físicos no estado até o fim do ano. E a abertura de espaços físicos não deve parar por aí.
O Magalu se define como uma empresa digital e que tem como objetivo construir um super aplicativo e se tornar o ecossistema digital do varejo brasileiro. E, ainda que pareça contraditório, as lojas físicas são parte fundamental da estratégia da empresa para crescer no e-commerce.
Os planos do Magalu no competitivo cenário de varejo brasileiro são tema do 6º e último episódio do podcast Do Zero ao Topo SAGA Magalu. É possível seguir e escutar o programa via ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.
A inspiração de muitas das estratégias atuais do Magalu para crescer vieram de uma viagem de 25 dias que Frederico Trajano fez à China em 2018. “Eu tinha ido para a China cinco anos antes e eu me lembro que não tinha gostado do país”, relembrou o CEO em entrevista ao podcast. “Em 2018 eu vi um país moderno, digital, com os chineses usando a tecnologia para melhorar a vida. (…) E quem fez isso? Foi o governo chines? Não, foram os empreendedores chineses. Eu falei: por que a gente não pode fazer isso pelo Brasil?”
De lá para cá, o plano do Fred avançou. Em 2020, o Magazine atingiu a segunda maior participação no e-commerce brasileiro (atrás apenas do Mercado Livre) e foi a varejista de bens duráveis que mais faturou no país. Desde o início do ano passado também anunciou a aquisição de 22 empresas.
Mas, com companhias asiáticas (incluindo o Alibaba) investindo no e-commerce brasileiro e cada vez mais empresas produzindo superapps, a pressão no Magazine Luiza só cresce. Confira os detalhes dessa competição e as estratégias da companhia no podcast.
Sobre o Do Zero ao Topo SAGA
Lançado pelo InfoMoney em maio de 2019, o Do Zero ao Topo se consolidou como um dos maiores podcasts de empreendedorismo e negócios do país. Em episódios semanais, o programa trouxe mais de cem empreendedores e empresários.
O Do Zero ao Topo SAGA é uma série especial que vai trazer o que está por trás de grandes movimentos do mundo dos negócios em episódios narrados. Nesta primeira temporada, a equipe do podcast mergulhou em uma das maiores histórias de empreendedorismo e turnaround do país nos últimos anos: a do Magazine Luiza.
Para contar a SAGA Magalu, o podcast percorreu cerca de 1.700 km, entrevistou mais de 50 pessoas, realizou 60 horas de gravação e envolveu 11 profissionais. O resultado são os 6 episódios publicados a partir de 18 de agosto.