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Nos últimos 18 meses, quatro grandes players do setor de calçados brasileiros fizeram movimentos importantes nos seus portfólios de marcas. Enquanto a Centauro (SBFG3) licenciava a Nike no Brasil, a Alpargatas (ALPA3) vendia a Mizuno para a Vulcabras (VULC3), que, por sua vez, licenciava a marca Azaleia para a Grendene (GRND3).
Essas mudanças parecem trazer mais racionalidade para o mercado. Após a dança das cadeiras, Alpargatas foca no seu principal ativo, a Havaianas, Grendene se concentra no mercado de sandálias e calçados femininos, sua especialidade, enquanto a Centauro, unindo-se à Nike, põem fim a uma guerra de preços no segmento.
A Vulcabras emerge como a principal fabricante de tênis e calçados esportivos no país, unindo sua marca proprietária, a Olympikus, à Mizuno e Under Armour.
A empresa foi o assunto do Coffee & Stocks desta quinta-feira, com Octávio Magalhães, da Guepardo Investimentos. A gestora tem cerca de 13% das ações da companhia e Magalhães está no seu conselho de administração.
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Abaixo os principais trechos da conversa.
Números
Hoje o principal negócio da empresa é a Olympikus, a maior marca em volume de pares do Brasil. Além disso tem a Mizuno e Under Armour. Ao todo são 17 milhões de pares de tênis esportivos, mais que a segunda e terceira colocadas do mercado juntos.
Crescimento
As vendas de tênis esportivos no Brasil crescem acima do PIB e podem crescer ainda mais. Hoje, só o número de maratonistas aumenta 11% ao ano, e a quantidade de praticantes de esportes e frequentadores de academia também sobe. É um mercado muito promissor.
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Desalavancagem e caixa
É uma empresa que não quer e não gosta de empoçar caixa nem de trabalhar alavancada. Recentemente ela fez uma dívida de cerca de R$ 200 milhões para compra da Mizuno, mas neste ano mesmo ela deve ser liquidada.
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