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SÃO PAULO – Quando chega a conta do telefone celular, a maioria das pessoas só olha para o valor da cobrança. Aquelas que tentam “entender” melhor os números acabam entrando em desespero diante de tantos códigos de tarifação, quase sempre desconhecidos.
Desvendando a fatura do celular
Se você faz parte deste contingente, saiba que é através destes códigos que as concessionárias de telefonia discriminam na fatura o tipo de serviço contratado. Para conhecer o que está sendo cobrado, é preciso antes se informar. E para ajudá-lo a desvendar a sua próxima fatura do telefone, vamos listar os códigos que aparecem constantemente nas contas:
- VC1 (Comunicação Móvel Local) – Chamada local de um telefone celular para um fixo, ambos na mesma área de registro. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a área de registro é a região onde uma operadora presta serviço e o aparelho é registrado. Ligações na mesma área de registro são tarifadas como ligações locais.
- VCM (Comunicação Móvel para Móvel) – Chamada local de um telefone celular para outro, na mesma área de Registro.
- VC2 (Comunicação Móvel Interurbano) – Chamada realizada de um celular para um fixo ou outro celular, em área de registro diferente da ligação original (interurbano), porém dentro da área de concessão (região definida pela Anatel onde atua a operadora de celular).
- VC3 (Comunicação Móvel Interurbano) – Chamada de um telefone celular para outro, fora da área de registro e de concessão.
Além dos códigos que você acabou de identificar de forma mais clara, existem outros que aparecerão em sua fatura, ainda mais se tiver o hábito de viajar e levar o aparelho com você. Trata-se da aplicação do deslocamento.
- DSL1 – Chamada de celular recebida fora da área de registro original, porém dentro da área de cobertura (região onde um celular pode ser atendido pelas torres da operadora).
- DSL2 – Chamada de celular recebida pelo cliente quando “visitante”, em áreas de cobertura diferentes de sua concessionária.
- DSL3 – Chamada recebida pelo cliente no exterior, onde sua operadora mantém convênio de roaming internacional.
Finalmente, fique sabendo que existe um valor fixo aplicado a cada chamada originada ou recebida pelo cliente, quando estiver fora da sua área de registro, o que torna o uso do celular em viagens mais caro.
Neste caso, o usuário pagará o deslocamento mais o chamado adicional por chamada (AD). Ex.: cliente da área 21 que usa o celular na área 11 vai pagar a mais tanto para fazer como para receber ligações, obviamente com o primeiro caso saindo mais caro.
Da mesma forma, as chamadas internacionais são cobradas de acordo com as tarifas da Embratel, que são as mesmas de um telefone fixo. Para quem recebe ligações de outro país, mas dentro de sua área de registro, não paga qualquer adicional por isto. As informações são do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).