Empresas investem em ambiente agradável para reter talentos

Mais de 42% das empresas brasileiras acreditam que o ambiente de trabalho influencia na decisão em permanecer no emprego

Luiza Belloni Veronesi

Side profile of a group of young executives clapping (blurred)
Side profile of a group of young executives clapping (blurred)

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SÃO PAULO – Uma pesquisa feita pela Curriculum, companhia especializada em recrutamento, com 230 empresas brasileiras, mostra que 42% delas estão preocupadas em oferecer clima agradável no ambiente de trabalho para reter seus talentos.

Outros benefícios que as empresas investem para manter tais profissionais são participação nos lucros, com 29%, dar benefícios especiais, como academia, cursos, restaurante na empresa, etc, com 28%, possibilidade de desenvolvimento, 26%, flexibilidade no horário de trabalho, 25%, e bônus, com 24% das respostas.

Quando questionadas sobre quais medidas são mais efetivas, independentemente de estarem adotando ou não, 69% delas também responderam o clima agradável no ambiente corporativo. A opção é seguida pela possibilidade de desenvolvimento constante e plano de carreira estruturado, ambas com 62%, remuneração acima da média do mercado (60%), participação nos lucros (56%), benefícios especiais (48%), flexibilidade no horário de trabalho (43,5%) e oportunidade de oferecer pós-graduação ou outros cursos de especialização (39%).

Já a possibilidade de transferência para outro país, junto com carro cedido pela empresa (5,7% ambos) e viagens internacionais (10%) foram as alternativas menos votadas.

Efetividade das iniciativas
Apesar das estratégias e iniciativas, a maioria das empresas, ou 51%, acredita que elas não têm realmente retido os talentos. Outros 49% afirmaram que as medidas são efetivas. “Percebe-se que há ainda certa distância entre compreender o que os funcionários desejam e o que as empresas estão oferecendo. Observar isso e entender as reais necessidades do profissional evita prejuízos no futuro”, analisou o presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri.

O executivo salienta também que, em muitos casos, a empresa até sabe o que motiva os colaboradores, mas não pode atendê-los na plenitude.

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Benefícios especiais
Dentre as empresas que oferecem tais benefícios e investem neles, constatou-se o seguinte: restaurante na empresa e plano de saúde avançado lideram com 51% cada, estacionamento (44%) e auxílio no pagamento de pós-graduação, MBA, cursos de especialização (38%) são as outras opções escolhidas pelos respondentes.

Segundo Abrileri, a pesquisa resume bem o cenário do mercado de trabalho brasileiro. “Muitas pessoas ainda valorizam um bom salário, mas percebemos que cada vez mais também desejam trabalhar onde se sentem bem e com a garantia da estabilidade”, conclui.