Onix perde o posto de veículo mais vendido do país para o T-Cross; veja os 10 carros mais emplacados em julho

Na comparação anual, porém, o Onix ainda leva a melhor. Desde janeiro o hatch da Chevrolet vendeu 69.979 unidades, contra 30.806 unidades do T-Cross

Allan Gavioli

(Divulgação/Volkswagem)
(Divulgação/Volkswagem)

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de alcançar o feito de se manter como carro mais vendido do Brasil por meses (e anos) consecutivos, o Chevrolet Onix perdeu o reinado no último mês de julho.

E, de maneira inédita. O hatch da Chevrolet foi ultrapassado por um SUV: o Volkswagen T-Cross foi o modelo mais vendido no país. Essa é a primeira vez que um SUV ocupa tal colocação no ranking divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Enquanto o SUV emplacou 10.211 unidades no mês passado, o Onix vendeu 9.716.

Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (4) pela Fenabrave, no mercado de veículos leves, que considera carros de passeio e comerciais leves, 163.083 unidades foram emplacadas em julho – o que representa um aumento de 32,84% ante junho, mas uma queda de 29,77% em relação ao mesmo mês de 2019, evidenciando os efeitos da pandemia no setor automotivo.

Continua depois da publicidade

Porém, vale dizer que na comparação do acumulado do ano até julho, o Onix ainda leva vantagem sobre o T-Cross. Desde o começo do ano foram vendidas 69.979 unidades do hatch da Chevrolet, contra 30.806 unidades do SUV da Volkswagen.

Mesmo com o mercado de carros novos se reaquecendo, o SUV da Volkswagen obteve um crescimento expressivo de vendas nos últimos meses. Em maio, obteve a discreta 20ª colocação entre os mais vendidos, somando 1.007 emplacamentos. Para, no mês seguinte, as vendas deslancharam e o T-Cross ficar na terceira colocação do ranking geral.

Aqui no InfoMoney, o colunista Raphael Galante explicou um pouco mais sobre essa ascensão meteórica do T-Cross e como o SUV se tornou o carro mais vendido do Brasil.

Continua depois da publicidade

Segundo Galante, o T-Cross tomou a dianteira por causa do alto volume de vendas para o público Portador de Necessidades Especiais (PNE). Depois de meses de fabricação represada com a pandemia, a montadora voltou a vender o modelo em julho e os negócios dispararam.

Carros mais vendidos em julho

Ainda que o T-Cross tenha emplacado mais unidades que o Onix no mês de julho, o hatch da Chevrolet continua com números expressivos. Na categoria dos hatch pequenos, o modelo ainda levou a melhor. No mês passado, foram vendidas 9,716 unidades do modelo no país.

Assim como nos outros meses, Onix é seguido de perto pelo Hyundai HB20, que comercializou 7.852 unidades no período.

Continua depois da publicidade

Confira abaixo os modelos hatch e sedan mais vendidos do Brasil no último mês:

Marca/Modelo Unidades emplacadas
Chevrolet Onix 9,716
Hyundai HB20 7.852
Chevrolet Onix Plus 5.205
Fiat Argo 4.756
Volkswagen Gol 4.427
Renault Kwid 4.274
Ford Ka 4.258
Volkswagem Polo 3.610
Renault Sandero 2.005
Volkswagem Cross Fox 1.776

SUVs mais vendidos em julho

Além do fato inédito de um SUV ser o modelo mais vendido do país, houve uma movimentação na tabela dos SUVs em relação ao mês passado. O T-Cross, que já havia assumido a liderança no mês passado, basicamente dobrou a margem de vantagem em relação ao segundo colocado da lista.

O SUV da Volkswagem vendeu 10.211 e tornou-se líder isolado do setor de SUVs, com uma ampla vantagem sobre o segundo colocado na lista. Na sequência, aparece o GM Tracker, com 6.070 unidades comercializadas no período.

Continua depois da publicidade

O Jeep Renegade, que usualmente despontava como o mais vendido, teve um mês mais fraco – ou ofuscado pelo T-Cross – e foi o 3º modelo mais vendido em julho, com 4.735 unidades emplacadas.

Confira abaixo os SUVs mais vendidos do Brasil no último mês:

Marca/Modelo Unidades emplacadas
Volkswagem T-Cross 10.211
GM Tracker 6.070
Jeep Compass 4.786
Jeep Renegade 4.735
Hyundai Creta 4.017
Nissam Kicks 2.418
Honda HR-V 2.377
Ford Ecosport 2.078
Renault Duster 1.422
Renault Captur 1.388

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.