Publicidade
Os brasileiros nunca buscaram tanto por investimentos no Google como agora. Essa é a conclusão de levantamento realizado pela empresa de tecnologia, que mostra que, em meio à forte queda da Selic e com os ganhos da renda fixa brasileira no seu menor patamar da história, cresceu o interesse dos brasileiros por diferentes opções de investimentos.
Além disso, a busca por opções de investimento fora do país também ganhou forte tração: o interesse de busca por bolsa americana, por exemplo, atingiu o seu ponto mais alto nos últimos 10 anos. “Desde 2010 os brasileiros não buscavam tanto pelo termo de busca como neste mês de junho de 2020. Ante junho de 2019, o salto das buscas é de 567%”, aponta o estudo.
O termo “Como investir na Bolsa americana” cresceu 60% nos últimos 90 dias, enquanto “Como investir em dólar na Bolsa” subiu 80% nos últimos 90 dias”, em meio à forte alta da divida.
Porém, reforça o levantamento, 2020 também é histórico para a Bolsa brasileira em termos de procura no Google. O ano de 2020 é o primeiro em que o Ibovespa ficou acima da poupança em interesse de busca por mais de um mês.
Desde janeiro, o Ibovespa tem batido a poupança em interesse de busca – com exceção de abril. Vale destacar que, com o pagamento do auxílio emergencial em poupança social em abril, as buscas pelo tema dispararam naquele mês.
Além de bater a poupança neste ano, o termo sobre o benchmark da bolsa brasileira também atingiu seu recorde de interesse de busca neste ano. Com a forte queda de ativos por conta da pandemia, março de 2020 foi o mês em que o Ibovespa foi mais buscado nos últimos 16 anos no Brasil: o índice fechou março acumulando queda de 29,90%, a maior baixa em 22 anos.
Continua depois da publicidade
Após cair por dois meses seguidos desde o pico registrado em março, o interesse pelo Ibovespa voltou a subir em junho e está em seu segundo ponto mais alto da série histórica de Google Trends. Comparado a maio, o interesse em junho é 27% maior. Comparado a fevereiro, mês pré-pandemia, o interesse em junho é 77% maior. Comparado a junho de 2019, o interesse neste mês é 244% maior.
Movimento semelhante foi visto com “Bolsa de Valores“. Nunca os brasileiros buscaram tanto pelo termo quanto em março deste ano – nem mesmo em outubro de 2008, após a crise financeira deflagrada pelos subprimes americanos em setembro de 2008. Comparado àquele mês, o interesse de busca dos brasileiros por Bolsa de Valores em março de 2020 foi 52% superior.
Os temas relacionados a investimentos com nível recorde de interesse de busca foram: dólar; CDB; renda fixa; renda variável; corretora de valores (recorde dos últimos 10 anos) e taxa Selic (recorde dos últimos 10 anos).
Continua depois da publicidade
As 14 principais perguntas sobre “investir”, nos últimos 90 dias, foram as seguintes:
-
Como investir em ouro?
-
Como investir em dólar?
Já as 12 principais perguntas sobre Bolsa de Valores com a palavra “como”, nos últimos 90 dias, foram as seguintes:
-
Como investir na Bolsa?
-
Bolsa de Valores, como funciona?
-
Como operar na Bolsa?
-
Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores?
-
Como está a Bolsa hoje?
-
Como comprar ouro na Bolsa?
-
Como aplicar na Bolsa de Valores?
-
Como está a Bolsa de Valores agora?
-
Como comprar ações na Bolsa?
-
Como fechou a Bolsa de Valores hoje?
-
Como enriquecer na Bolsa?
-
Bolsa de Valores, como investir?
Invista na carreira mais promissora dos próximos 10 anos: aprenda a trabalhar no mercado financeiro em um curso gratuito do InfoMoney!