Publicidade
(Bloomberg) — A propagação mundial do novo coronavírus tem causado alguns efeitos colaterais curiosos: as prateleiras das lojas estão vazias de Cingapura a Seattle.
Supermercados do Reino Unido começaram a racionar itens. Em Hong Kong, um entregador, com centenas de rolos de papel higiênico, foi supostamente roubado sob a ameaça de uma faca. Na Austrália, houve brigas em supermercados, o que levou a polícia a imobilizar um homem. E a França efetivamente nacionalizou toda a produção de máscaras devido à corrida pelo suprimento que esgotou o produto.
As compras motivadas pelo pânico emergiram como uma característica da epidemia de coronavírus tanto quanto a febre ou tosse seca.
Continua depois da publicidade
Psicólogos veem o controle como uma necessidade básica humana. Como uma doença altamente infecciosa e que pode ser fatal, esta epidemia viola o senso de controle de maneiras fundamentais. A menos que governos possam encontrar uma maneira de restaurar esse sentimento, o ciclo de compras motivadas por pânico, acumulação e escassez só tende a aumentar.
“As pessoas realmente não estão equipadas psicologicamente para processar esse tipo de coisa”, disse Andrew Stephen, professor de marketing da Said Business School da Universidade de Oxford. “Isso piora a situação para muitas pessoas em termos de incerteza, e elas fazem o que precisam para tentar recuperar algum controle.”
A compra motivada por pânico já ameaça causar danos reais. O Cirurgião Geral dos EUA pediu aos norte-americanos que parem de comprar máscaras para garantir o fornecimento para profissionais de saúde, enquanto o Japão disse que introduzirá penalidades para a revenda de máscaras.
Continua depois da publicidade
O EBay baniu novas listagens de produtos de saúde depois que ocorrências de manipulação de preços tornaram-se comuns. Pacotes de desinfetante para as mãos, geralmente vendidos por US$ 10, chegaram a custar US$ 400.
E a perspectiva de confinamento prolongado em casa fez com que as pessoas corressem para estocar outros itens. O leite de aveia tornou-se uma commodity em alta demanda porque dura mais do que produtos lácteos, o equipamento de sobrevivência popularizado no programa da National Geographic “Doomsday Preppers” também é muito procurado, e a Hostess Brands diz que as vendas de seu famoso bolinho Twinkie dispararam.
Invista conscientemente com quem mais entende do assunto. Abra uma conta gratuita na XP.
Confira as ofertas da XP para economizar ainda mais comprando com o cartão XP Visa Infinite; até 20% de Investback em grandes marcas para todos os clientes.