Cade abre investigação contra BRF e JBS após comentários sobre aumento de preços de aves e suínos

Processo trata da suspeita de que as duas companhias estariam formando um cartel no mercado de aves e suínos no país

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu nesta quinta-feira (30) uma investigação contra a BRF (BRFS3) e JBS (JBSS3) por conta de comentários feitos pelos CEOs das duas empresas durante evento do Credit Suisse realizado na véspera.

O processo, assinado pelo presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, trata da suspeita de que as duas companhias estariam formando um cartel no mercado de aves e suínos no país.

Durante o evento, Gilberto Tomazoni, CEO da JBS, e Lourival Luz, da BRF, responderam a uma pergunta sobre o preço do milho no mercado brasileiro. Segundo eles, os valores subiram muito e estão pesando sobre os custos, o que deve levar a um repasse para os preços dos produtos, em especial aves e suínos.

Tomazoni explicou durante o painel que a alta da commodity, que é usada na alimentação dos animais, se deu por diversos motivos, incluindo a forte demanda de exportação e o seu uso doméstico para produção de etanol.

Em nota enviada à Bloomberg, a JBS afirmou que não foi notificada da abertura de nenhum processo investigativo no Cade até o momento. Além disso, a empresa disse que rechaça qualquer alegação de prática de cartel.

Já a BRF afirmou que atua de forma ética e íntegra em todos os negócios, tendo segurança em afirmar que age de acordo com as regras concorrenciais.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.