A Wells Fargo & Company é uma empresa multinacional de serviços financeiros com sede em San Francisco, Califórnia, EUA. Possui três segmentos operacionais: Community Banking, Wholesale Banking e Wealth and Investment Management.
Fornece serviços de banco de varejo, comercial e corporativo por meio de escritórios bancários, da Internet e de outros canais de distribuição. Atende indivíduos, empresas e instituições em todos os Estados Unidos.
A empresa foi criada em 1852 por Henry Wells e William George Fargo, que haviam participado da criação da American Express. Inicialmente a empresa lidava com a compra, venda e transporte de ouro e outros bens entres as costas dos EUA. Nos anos seguintes a empresa expandiu seus negócios para diligências.
Em 1905, as operações bancárias da Wells Fargo (foram separadas de suas operações de transporte. A empresa se fundiu com o Banco Nacional de Nevada, criando o Wells Fargo Nevada National Bank. Em 1923 se fundiu a Union Trust Company, formando a Wells Fargo Bank & Union Trust.
Em 1954 passou a ser denominada apenas Wells Fargo Bank. Em 1960 uma nova fusão ocorreu, dessa vez com a American Trust Company. Foi criada a Wells Fargo Bank American Trust Company.
Em 1969 foi criada a holding Wells Fargo & Company, com o Wells Fargo Bank como principal subsidiária. Entre os anos 1980 e 2010 a empresa realizou cerca de 20 aquisições, principalmente bancos e empresas financeiras.
Em 2016, a Wells Fargo foi multada em um total de US$ 185 milhões no que ficou conhecido como o “escândalo da Fraude de contas”. A empresa teria criado milhares de contas correntes, de poupança e cartões de crédito sem autorização. No mesmo ano a empresa ainda pagou US$ 50 milhões em multa para resolver um processo de extorsão envolvendo hipotecas.
A Wells Fargo está listada na B3 com a BDR WFCO34. Também está no mercado francionado (WFCO34F).
Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP Investimentos – é grátis!