Publicidade
SÃO PAULO – Com certa frequência, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, envia e-mails contendo apenas um caractere a seus funcionários: um ponto de interrogação (“?”). Este e-mail é conhecidamente temido entre os que trabalham ou já trabalharam com o executivo.
Em uma de suas entrevistas, Bezos explicou o que significa este e-mail e por que ele é um problema.
“Eu ainda tenho um e-mail para o qual clientes podem escrever”, disse Bezos que, embora não os responda, está sempre atento às mensagens enviadas ao jeff@amazon.com.
“Eu vejo a maior parte destes e-mails. Vejo e encaminho para os executivos encarregados da área com uma interrogação. É uma simplificação para ‘você pode checar isso?'”, complementa.
Em outras palavras, o funcionário que recebe um destes e-mails deverá lidar com um problema do qual Bezos está inteiramente ciente. E será cobrado pessoalmente. Um dos funcionários da empresa disse ao Business Insider que gestores constantemente sentem calafrios ao receber mensagens como esta.
O hábito faz parte da cultura definida pelo próprio CEO como “obsessão em clientes“. Para ele, a métrica mais importante do negócio é agradar o comprador – e não ultrapassar os concorrentes.
Continua depois da publicidade
Invista para aproveitar melhor a vida: abra uma conta gratuita na XP!