Ações baratas? “2003 e 2009 nos lembram de combinação inflamável na Bolsa”

“É possível encontrar diversas empresas em níveis de avaliação historicamente muito baixos"

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – A equipe de renda variável da Franklin Templeton Investimentos destaca, em carta enviada aos cotistas dos seus fundos, que 2015 “não deixará saudades” nos investidores e cita que a deterioração dos fundamentos e da confiança dos agentes econômicos brasileiros desde a implantação da “nova matriz econômica” no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff foi ampliada pela operação Lava Jato e pela turbulência política provocada pela possibilidade do impeachment da presidente.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

“De acordo com consenso dos analistas ouvidos pelo Banco Central, a economia deve retrair 3,7% nesse ano, enquanto o IPCA deve subir 10,7%, maior patamar em 12 anos”, apontam os gestores.

Embora as expectativas para o ano que começa não sejam muito animadoras, a equipe da asset acredita que algumas boas oportunidades bottom-up já estão surgindo. “Numa abordagem top-down parece ser muito difícil que vejamos uma recuperação sustentada dos preços dos ativos brasileiros enquanto o entrave político não for resolvido”, dizem.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os gestores afirmam ainda que os preços atuais dos ativos da Bolsa brasileira já embutem um cenário pessimista, que “embora hoje pareça ser o mais provável”, não necessariamente irá se realizar. “É possível encontrar diversas empresas em níveis de avaliação historicamente muito baixos. Os anos de 1994, 1999, 2003 e 2009 estão aí para nos lembrar que mudanças de sentimento bruscas e valuations descontados podem ser uma combinação inflamável nos mercados”, disse a equipe da asset.

Na opinião da equipe da Franklin Templeton, a possibilidade de impedimento da presidente Dilma a enfraquece e empurra seu governo para o receituário econômico de fundo populista dos movimentos sindicais ligados ao PT. “A recente mudança do ministro da fazenda corrobora com essa tese. Enquanto houver risco de decisões políticas, que pioram ainda mais o cenário econômico, dificilmente veremos recuperação sustentada de nosso mercado”, apontam.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip