Tesla reabre fábrica na Califórnia após aprovação de condado

Os funcionários foram informados que o departamento de saúde aprovou a reabertura da Tesla e que a produção total será retomada

Allan Gavioli

Publicidade

SÃO PAULO – A disputa entre a montadora de veículos elétricos Tesla e o estado da Califórnia chegou ao fim. Após dias de embate entre a companhia e o governo estadual, a Tesla informou que a empresa recebeu o aval do condado de Alameda para retomar as atividades de sua fábrica na cidade de Fremont.

Segundo informações da Bloomberg, agência de notícias americana, funcionários da Tesla foram informados que o departamento de saúde do estado aprovou as medidas de segurança e que a capacidade máxima de produção será retomada “nesta próxima semana”. Não ficou claro, porém, quais medidas serão adotadas pela montadora contra o coronavírus dentro da fábrica.

Gavin Newson, governador da Califórnia, disse a CNN no domingo (17) que a Tesla não recebeu tratamento especial em relação a outras companhias e que a montadora está trabalhando com os órgãos de saúde do estado para que a reabertura ocorra da forma mais segura possível.

Continua depois da publicidade

Tesla voltando a operar

Na última segunda-feira (11), Elon Musk, CEO da Tesla, já havia afirmado que a fábrica voltaria a funcionar normalmente, ainda que a decisão estadual não houvesse saído. Musk tem criticado publicamente diversas medidas de isolamento social e chegou a definir as decisões estaduais de distanciamento como “fascistas”.

Musk ainda desafiou as autoridades do condado, afirmando que abriria a fábrica de qualquer forma e que, caso alguém fosse preso, que prendessem apenas ele. O presidente Donald Trump chegou a sair em defesa da reabertura da fábrica da Tesla no começo do mês de maio. Vale dizer, porém, que o presidente americano não pode interferir nas decisões de estados e condados.

As operações da fábrica da Tesla foram interrompidas em 23 de março por conta das medidas de distanciamento social impostas para mitigar os impactos do novo coronavírus no estado. Antes da decisão oficial de reabertura da fábrica, a Tesla chegou a entrar com uma ação contra o condado de Alameda, na Califórnia.

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.