LCA acredita em nova alta nos combustíveis e reduz projeção de inflação

Consultoria reduziu projeção da inflação para 5,3% em 2013; combustíveis devem subir 5% no segundo semestre

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – A LCA acredita que haverá uma nova alta de 5% no preço dos combustíveis no segundo semestre deste ano. A consultoria prevê que com a queda da inflação devido à desoneração da cesta básica, o governo terá condições de avançar na redução da defasagem do preço do combustível, que pode impactar o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo) em 0,40 pontos-base.

Segundo os cálculos da consultoria, a defasagem sobre os preços internacionais está em 16% para a gasolina e em 28% para o diesel.

Ainda sobre a inflação, a consultoria sinaliza que uma maior estabilidade da taxa cambial deve equilibrar o IPCA. Eles reduziram a projeção para o índice de inflação neste ano de 5,4% para 5,3%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a LCA, a falta de comentários de Alexandre Tombini sorbe os rumos da inflação sugerem que o Banco Central possa ter aumentado suas projeções para 2013. “Com as atuais condições monetárias, é pouco provável que a inflação convirja para o centro da meta, de 4,5%”, explica a LCA.