Publicidade
SÃO PAULO – O Black Friday não está nem na metade e alguns consumidores já estão tendo problemas. De acordo com o site Reclame Aqui, que está acompanhando ao vivo as queixas dos compradores, afirmou que as lojas já bateram os próprios recordes de reclamações diárias, sendo que o Extra.com lidera o ranking dos sites mais reclamados.
A empresa registrou, até às 9h10 desta sexta-feira (29) 214 reclamações, batendo o recorde do dia 25 de fevereiro quando foram 135 queixas. Em segundo lugar ficou o site do Ponto Frio, com 169 reclamações – quase três vezes a média diária de 48 queixas.
Veja abaixo a lista das empresas mais reclamados:
Continua depois da publicidade
Empresa | Reclamações | Avaliação do consumidor | |
---|---|---|---|
Fonte: Reclame Aqui |
|||
Extra.com.br | 228 | Regular | |
Ponto Frio (loja virtual) | 183 | Regular | |
Casas Bahia (loja virtual) | 106 | Regular | |
Americanas.com | 67 | Ótimo | |
Submarino | 53 | Ótimo | |
Centauro (loja virtual) | 51 | Regular | |
Saraiva | 41 | Bom | |
WalMart (loja virtual) | 41 | Regular | |
Magazine Luiza (loja virtual) | 32 | Bom | |
NetShoes | 18 | Ótimo |
Procurado pelo InfoMoney, o Magazine Luiza informou que busca, em suas ações, a máxima transparência e honestidade com o consumidor. “A empresa ressalta que reforçou a estrutura do site e não registrou instabilidade durante o evento, atestado pelos índices de satisfação dos nossos clientes.” A empresa ainda destaca ainda que firmou um compromisso com a Fundação Procon-SP, por meio do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo). Entre eles, estão o serviço de atendimento ao consumidor adequado e efetivo, 24 horas, da meia-noite até as 23h59 de 29 de novembro, por chat ou telefone; preços e descontos efetivos para os produtos participantes da Black Friday, sem aumento prévio do preço sobre o qual irá incidir o desconto anunciado; e infraestrutura reforçada para melhor estabilidade do site, evitando a ocorrência frequente de oscilações decorrentes do grande volume de acessos.
Já o WalMart informou que todas as dúvidas dos consumidores no Reclame Aqui foram esclarecidas através de contatos telefônicos ou através dos meios eletrônicos. “Durante o mesmo período, não registramos nenhum pedido de esclarecimento referente à Black Friday, através dos canais oficiais dos Procons estaduais e municipais. No ar, ininterruptamente desde as 20 horas da quinta-feira, o Walmart.com já efetivou nesta Black Friday, até as 8h00 da manhã de hoje, mais de 100 mil pedidos de compras.”
Os sites do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia esclareceram que pautam suas ações de acordo com a lei e com premissas que asseguram os direitos e o bom atendimento aos consumidores. “As redes reiteram que as ofertas divulgadas na promoção Black Friday são legítimas e que os sites disponibilizam páginas exclusivas para que os clientes naveguem em produtos participantes dessa promoção. As empresas também oferecem na página de cada produto participante da Black Friday, identificados pelo selo, o Descontômetro, ferramenta que possibilita o cálculo da economia em compras durante o evento, divulgando o histórico de preço daquele produto, em reais.”
Continua depois da publicidade
O Submarino afirmou que não irá comentar sobre o ranking de reclamações. As demais empresas não se pronunciaram sobre o assunto até o momento da publicação desta matéria.
SÉRIE GRATUITA
Curso de Fundos Imobiliários

Aprenda estratégias para ganhar uma renda extra investindo em FIIs