Publicidade
SÃO PAULO – Muitas pessoas almejam um cargo de liderança dentro da empresa. Mas será que as empresas enxergam seus profissionais como líderes?
Segundo um estudo realizado pelo Hay Group, 54% das empresas acreditam que existe uma quantidade suficiente de candidatos internos preparados para assumir o cargo de liderança.
Além disso, 67% dos entrevistados disseram que todos os funcionários têm a oportunidade de desenvolver e praticar as capacidades necessárias para liderar os colegas.
O que as empresas valorizam
Entretanto, para assumir um cargo de chefia é necessário ter características e atitudes desejáveis para as empresas. De acordo com o levantamento, 59% das empresas valorizam o pensamento estratégico do líder, seguido pela execução das tarefas, com 44%, e a tomada de decisões do profissional, com 38%.
As empresas citaram ainda que valorizam em seus líderes a competência técnica e experiência (29%), o trabalho em equipe e a liderança inspiradora, ambas apontadas por 27%. Já a influência que o profissional exerce foi indicada por 14%.
Em relação à retenção de líderes, o estuda aponta que 72% das empresas realizam grandes investimentos para manter os profissionais. Já para 61%, a retenção de líderes ocorre devido às oportunidades de crescimento que a empresa oferece às pessoas.
Continua depois da publicidade
Melhores empresas
A pesquisa indica ainda as 20 melhores empresas para o desenvolvimento de liderança. Participaram do estudo 1.109 empresas da América do Norte, Europa, Oriente Médio e Africa, Ásia, América do Sul e o Pacífico. Confira abaixo:
- General Electric
- Southwest Airlines
- 3M Company
- Procter & Gamble
- Accenture
- Wal-Mart Stores
- Nestlé
- Coca-Cola
- McDonald´s Corporation
- Infosys Technologies
- IBM
- Cisco
- United Parcel Service
- IKEA
- ABB
- Zappos.com
- Hewlett-Packard
- Goldman Sachs
- Unilever
- General Mills, Inc