Cultura da empresa influencia postura do profissional diante de conflitos

A cultura é determinante, para consultora, porque o funcionário vai temer pela estabilidade no emprego caso não a siga

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – Diante das diferenças de personalidades dentro da empresa, os conflitos são inevitáveis. “O que não é ruim, se não fizer os relacionamentos degradarem. Se todo mundo pensar da mesma forma, não há evolução”, disse a consultora em RH e desenvolvimento de carreira do IDORT/SP, Eliane Rosin.

De acordo com a consultora, existem cinco maneiras de um profissional reagir diante dos conflitos e um dos fatores que determina isso é a cultura da empresa. “Se considerarmos uma empresa muito burocrática, os conflitos são encarados com competição, mas se for mais flexível, o profissional é mais colaborador ou cooperador”, afirmou.

A cultura é determinante, para Eliane, porque o funcionário vai temer pela estabilidade no emprego caso não a siga.

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Atitudes…ou a falta delas

Numa situação de conflito, existem cinco atitudes que o profissional pode tomar. “Elas têm a ver com a assertividade – que é o quanto o profissional se preocupa com o problema e com ele mesmo -, e com a cooperação – que é como ele ajuda os outros”, disse Eliane. Veja abaixo as cinco maneiras de encarar o conflito: