British Airways acerta processo de fusão de US$ 7 bilhões com a Iberia

Acordo visa combater demanda fraca e elevar competitividade de ambas; contudo, concorrentes veem formação de monopólio

Publicidade

SÃO PAULO – A BA (British Airways) realizará movimento de fusão com a Iberia no valor de US$ 7 bilhões, a fim de criar a terceira maior companhia aérea da Europa por receita total e visando combater a demanda declinante no setor.

O acordo prevê que os investidores da britânica deterão 55% da nova companhia, que será liderada por Willie Walsh, atual CEO (Chief Executive Officer) da British Airways.

Conforme memorando divulgado, os acionistas da britânica trocarão um papel da BA por um ativo da nova companhia aérea, enquanto os investidores da espanhola pegarão 1,0205 ação da nova companhia para cada papel detido da Iberia. O acordo deve ser completado em 2010.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Monopólio?

Por outro lado, a Virgin Atlantic Airways – maior competidora da British Airways em voos de longa distância – enxerga a criação de um monopólio no setor. “É impossível para qualquer companhia aérea uma replicação da escala delas”, disse a Virgin.